Operação do Trator

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. Antes de utilizar o trator, conheça bem todas as posições e as funções dos mecanismos de controle e os intrumentos.
. Antes do uso, uma verificação minuciosa e completa poderá eliminar os problemas escondidos e evitar com eficiência os possíveis acidentes.

Partida do motor


. Preparativos antes de ligar o motor:
- Deve realizar uma inspeção minuciosa antes de ligar, verifique a fiação e a firmeza de todas as partes, se os mecanismos de controle estão funcionando corretamente, deixe água suficiente no radiador, verifique o nível do óleo e suas conexões com a finalidade de verificar se estão ocorrendo vazamentos de óleos, água ou ar.
- Abra a válvula de combustível “A”, na posição indicada no esquema, veja se o combustível está fluindo.
- Coloque as alavancas do câmbio e da reduzida em posição neutro, a alavanca de controle do distribuidor deve estar para baixo.

- Verificar se o acelerador de mão está em posição meio aberto.
- Os tratores novos, necessitam de uma revisão completa ou que estejam parados por um longo tempo, deve-se retirar o ar do sistema antes de ligar o motor, assegurando uma partida correta do motor. A maneira correta para esvaziar está no manual do trator.

. Partida elétrica:
- Deixe a alavanca do acelerador de mão em posição mediana.
- Pise no pedal da embreagem.
- Mova a alavanca de descompressão “A” em posição reduzida.
- Gire a chave de ignição em sentido horário, no primeiro estágio os aparelhos elétricos auxiliares são ligados, no segundo estágio o circuito elétrico de controle é ligado, a terceira se conecta o pré-aquecimento. Logo chega a quarta etapa que é a partida do motor. Uma vez com o motor ligado a chave volta automaticamente para a segunda etapa. O tempo na posição arranque não deve ultrapassar os 15 segundos, de outra maneira o motor de arranque irá queimar.
- Depois de ligar o motor, mova a chave para a posição do primeiro estágio.
- Quando for dar a partida em temperaturas muito baixas e no inverno, para facilitar a partida, mova a chave na posição “pré-aquecimento” e mantenha por certo tempo e em seguida gire para a posição partida. Além do mais, também pode colocar água quente no radiador, ou encher o cárter com óleo quente, para facilitar a partida.

. Ponto importante de atenção: Para preservar a bateria, os intervalos entre cada partida não deve ser menos que 2 minutos.

. Partida por tração: Quando aproveitar a tração de outro trator para dar a partida, o trator rebocado deve estar na marcha III ou IV de alta velocidade e por segurança, a velocidade do trator não deve ser mais que 15Km/h. Uma vez com o motor ligado, deve pisar imediatamente no pedal de embreagem e reduzir a aceleração.

. Funcionamento do motor: Depois de ligar o motor, em seguida reduza o acelerador, deixe o motor funcionando em marcha lenta, mas não deixe o motor em marcha lenta por mais de 10 minutos. Verifique a pressão do óleo no momento e se assegure que a pressão não seja menos que 0,098MPa. Depois de ligar  o motor, não funcione com carga plena logo em seguida, deixe esquentar em rotação intermediária com carga nula. Apenas quando a temperatura da água do radiador estiver em 60º poderá elevar a rotação com carga plena. Eleve ou reduza lentamente a rotação e a carga do motor, especialmente para o motor recém ligado, é proibido mover violentamente o acelerador para funcionar em alta rotação. Quando o motor estiver funcionando, verifique com frequência a temperatura da água do radiador que será de 70º a 90º e a pressão do óleo de 0,2 a 0,4 Mpa.


Em qualquer caso a pressão do óleo não deve ser menos que 0,098MPa, de outra maneira, deve verificar o motivo do problema.


. Ponto importante para atenção: Quando estiver em operação, controle o acelerador dependendo da carga tracionada, certificando-se que os componentes móveis como o volante do motor tenham certa rotação e reserve potência suficiente, para facilitar a eliminar a resistência de se iniciar o movimento. A conexão da embreagem deve ser suave, para o trator entrar em movimento lentamente, assim reduzindo a inércia de iniciar-se o movimento e o regulador da bomba de injeção terá tempo de regular a alimentação do combustível. Dessa maneira não apenas se evita que o motor morra, mas também danos aos implementos devido ao choque ao iniciar o movimento.

. Marcha do trator:
- Mova para trás a alavanca de controle do hidráulico para elevar o implemento.
- Pise no pedal da embreagem, mova a alavanca do câmbio para uma posição necessária.
- Anule o sistema de trava “A” do pedal de freio.
- Toque a buzina e observe em volta se existem obstáculos.
- Mova a alavanca do acelerador ou o pedal do acelerador, aumente gradualmente a rotação do motor, solte com suavidade o pedal da embreagem, assim o trator entrará em movimento com estabilidade.

. Direção do trator:
- Quando for virar em um caminho, diminua primeiro o acelerador e mova o volante para virar. Se a velocidade estiver alta, deve diminuir primeiro a uma velocidade baixa, gire o volante lentamente e com menos voltas possíveis. Em uma curva fechada, vire mais tarde e gire o volante rapidamente dando mais voltas.
- Há tratores com tração nas quatro rodas, quando virar em um grande ângulo pelas rodas dianteiras, acionará um som de alarme da válvula de segurança, volte um pouco o volante para evitar uma carga pesada por um longo tempo na direção hidrostática.

- Antes de virar ou retroceder no campo, primeiro deve elevar o implemento que está na terra, evitando danos do implemento e possíveis ferimentos as pessoas.


É proibido virar bruscamente se o trator estiver em alta velocidade, de outra maneira, poderá ocorrer capotamentos.


. Câmbio de velocidades do trator:
- A caixa de câmbio tem 8 marchas a frente e 2 marchas para trás, dividindo em alta e baixa velocidade. Quando conectar na caixa de câmbio de alta velocidade, poderá conectar 4 marchas a frente e 1 para trás. Quando conectar na caixa de câmbio de baixa velocidade, poderá conectar 4 marchas a frente e 1 para trás.
- Na tampa da caixa de câmbio e nas alavancas do câmbio primário existem símbolos que indicam as posições relativas as marchas, “H” se refere a marchas de alta velocidade e “L” se referem a marchas de baixa velocidade. 1, 2, 3, 4 e R se referem as 4 marchas a frente e 1 marcha para trás da alavanca primária. “A” é a alavanca com câmbio primário e “B” a alavanca do câmbio auxiliar.
- Quando utilizar o câmbio, pise no pedal de embreagem e mova a alavanca auxiliar do câmbio de alta ou baixa velocidade, em seguida mova a alavanca primária do câmbio em uma velocidade.
- No trator básico da série 25 pode estar montado um câmbio opcional de arrasto (dependendo da demanda do usuário).
- Você pode ter 16 marcas a frente e 4 marchas para trás. Para os modelos que estão montados com o câmbio de arrasto, empurre a alavanca do câmbio de arrasto A, como indicado no esquema e usa-se integrado com as alavancas primárias e auxilia o trator trabalhar em velocidade igual ao modelo normal, movendo a alavanca para trás, junto com as alavancas primárias e auxiliar, o câmbio de arrasto disponibiliza 8 marchas a frente e 2 marchas atrás de velocidade extra baixa.

. Ponto importante de atenção:
- Somente com o trator parado é que se pode engatar a marcha do câmbio, tanto para a frente como para trás.
- Quando estiver em movimento, pise no pedal da embreagem até o fundo antes de mudar de marcha, alguns segundos depois mova a alavanca do câmbio, evitando quebrar as engrenagens devido a uma conexão errada na caixa de transmissão.


. Seleção da velocidade correta para trabalhar com o trator: Um uso correto da velocidade para trabalhar com o trator, não só pode melhorar a eficiência do trator, produção e a economia, mas, também aumentar a vida útil do trator. Quando trabalhar com o trator, não trabalhe em sobre carga com frequência, porque o motor deve ter uma sobra de potência. Recomenda-se trabalhar com a carga abaixo de 80% quando for trabalhar no campo. Para trabalhos rápidos e com carga pequena e sem necessidade de estar em alta velocidade, utilize uma marcha mais alta e com o acelerador pequeno, assim economizando combustível.

. A utilização básica das marchas para trabalho:
- A seleção das marchas básicas de trabalho: Marcha 1 e 2 marchas reduzidas são para romper a abrir canais; 3 e 4 marchas reduzidas são para arar, rebocar, plantar e colher; 1 e 2 marchas de alta velocidade são para o transporte no campo; 3 e 4 marchas de alta velocidade são para transporte em rodovias; a marcha ré é para conectar implementos e andar de ré.







Ponto importante de atenção:
Quando o diferencial estiver conectado é proibido virar o trator, evitando danos aos componentes.
2.4.7 Operaçao da trava do diferencial.
-Se o trator estiver derrapando sem aderência em um lado e não consegue
mais sair do lugar, conecte o diferencial conforme os passos seguintes:
-Pise  no  pedal  da  embreagem,  conecte  o  câmbio  de  baixa  velocidade
movendo a alavanca.
-Mova a alavanca do acelerador em sua posição máxima de alimentação de
combustível. Empurre a alavanca do diferencial A que está a direita debaixo
do assento, solte suavemente o pedal da embreagem, assim o diferencial se
conecta e o trator entrará em movimento com suavidade.
-Uma vez que o trator estiver fora do atoleiro, solte a trava do diferencial e a
alavanca irá voltar a sua posição normal.






 

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